UEPB - Repositório Digital

A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Elaine Cristina de Sousa
dc.date.accessioned 2014-07-18T17:28:53Z
dc.date.available 2014-07-18T17:28:53Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other CDD 791.437
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4432
dc.description Gomes, E. C. de S. A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos. 2011. 83f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O tema A Representação do Negro e da Negra nas obras do cineasta Nelson Pereira dos Santos, promove uma discussão sobre o cinema como fonte história, como representação do negro e de sua cultura no Cinema Novo entre o período de 1955 a 1974. Para a realização dessa pesquisa recorreu-se ao suporte teórico de História Cultural utilizando como teóricos Sandra Pesavento, Peter Burke entre outros e também o método indiciário de Carlo Ginzburg. A análise buscou comprovar que através das representações e narrativas cinematográficas das imagens dos negros e sua cultura nos filmes Rio, 40 Graus 1955, Rio, Zona Norte 1957 e O Amuleto de Ogum 1974 é possível reconstruir como esse cineasta mostrava esse Brasil negro e os elementos que compõem a sua cultura para contrapor o que estava sendo produzido anteriormente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Pereira de Sousa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Negro pt_BR
dc.title A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta