dc.contributor.author |
Gomes, Elaine Cristina de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2014-07-18T17:28:53Z |
|
dc.date.available |
2014-07-18T17:28:53Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 791.437 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4432 |
|
dc.description |
Gomes, E. C. de S. A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos. 2011. 83f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O tema A Representação do Negro e da Negra nas obras do cineasta Nelson Pereira dos Santos, promove uma discussão sobre o cinema como fonte história, como representação do negro e de sua cultura no Cinema Novo entre o período de 1955 a 1974. Para a realização dessa pesquisa recorreu-se ao suporte teórico de História Cultural utilizando como teóricos Sandra Pesavento, Peter Burke entre outros e também o método indiciário de Carlo Ginzburg. A análise buscou comprovar que através das representações e narrativas cinematográficas das imagens dos negros e sua cultura nos filmes Rio, 40 Graus 1955, Rio, Zona Norte 1957 e O Amuleto de Ogum 1974 é possível reconstruir como esse cineasta mostrava esse Brasil negro e os elementos que compõem a sua cultura para contrapor o que estava sendo produzido anteriormente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Pereira de Sousa Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem |
pt_BR |
dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.subject |
Negro |
pt_BR |
dc.title |
A representação do negro e da negra nas obras de Nelson Pereira dos Santos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |