Resumo:
Esta pesquisa investigou com relação à Educação Matemática o material Blocos Lógicos em sala de aula que tem como objetivo facilitar o aprendizado e o raciocínio lógico da criança. Classificamo-la como uma pesquisa qualitativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne, localizada no bairro Pedregal na cidade de Campina Grande, com 12 alunos de uma turma de quarto ano das séries iniciais do Programa Mais Educação. Aplicaram-se duas atividades. A primeira, Atividade Inicial, teve como objetivo a exploração do material Blocos Lógicos. Já a Atividade 1 teve como objetivo trabalhar os Blocos Lógicos em grupos com relação aos cognitivos e seus atributos como também diferenciar e identificar cada um deles. Podemos afirmar, segundo os resultados obtidos, que os alunos, sujeitos desta pesquisa, por serem de escola municipal em área pobre e carente, desenvolveram muito bem o trabalho. Mostraram-nos suas descobertas com relação à identificação dos atributos dos Blocos Lógicos enquanto forma, tamanho, cor e espessura, tão bem quanto se sentiram felizes ao colaborar com a pesquisa.. Concluímos esse trabalho na esperança de que o uso dos Blocos Lógicos nas séries iniciais esteja cada vez mais inserido no contexto escolar, pois como vimos o mesmo pode ser uma rica ferramenta para o professor em suas aulas de Matemática. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental II, facilitando o ensino da Matemática, proporcionando melhor desenvolvimento escolar.
Descrição:
ARAÚJO, C. de.
Uma introdução lógica na linguagem matemática no quarto ano das séries iniciais. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.