UEPB - Repositório Digital

A metodologia da resolução de problemas sobre o enfoque da etnomatemática para o ensino de funções em turmas da EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Adélia de Souza
dc.date.accessioned 2012-10-10T17:57:37Z
dc.date.available 2012-10-10T17:57:37Z
dc.date.issued 2012-10-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/446
dc.description QUEIROZ, A. de S. A metodologia da resolução de problemas sobre o enfoque da etnomatemática para o ensino de funções em turmas da EJA. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho abordará o conteúdo de funções usando a metodologia da Resolução de Problemas sobre o enfoque da etnomatemática em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta modalidade de ensino oferece formação tanto para jovens quanto para adultos que por algum motivo tiveram os estudos interrompidos e foram impossibilitados de concluir os estudos no tempo adequado. Para a realização deste trabalho nos embasamos em autores como Paulo Freire e D‟Ambrósio e suas teorias foram de fundamental importância para o desenvolvimento e conclusão do trabalho. Tendo como objetivos oferecer aos alunos da EJA uma aula diferenciada, promover a aquisição de novos conhecimentos e valorizar os saberes adquiridos nas interações sociais tomando-os como ponto de partida para um saber sistematizado foi realizada uma atividade pedagógica na qual trabalhamos algumas situações problemas pertinentes a realidade dos educandos. No intuito de traçar um perfil da turma na qual foi aplicada a atividade, aplicamos um questionário e partindo das informações adquiridas e levando em consideração os valores culturais, as especificidades da comunidade, os saberes adquiridos com as experiências do dia-a-dia e os conhecimentos prévios dos alunos, criamos situações problemas para abordar o conteúdo de funções, uma vez que através de situações problemas que façam parte do cotidiano do alunado, eles têm a oportunidade de pensar, de criar estratégias, levantar hipóteses, percorrer vários caminhos para chegar à solução do problema, levando-os dessa forma a construir um conhecimento significativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.title A metodologia da resolução de problemas sobre o enfoque da etnomatemática para o ensino de funções em turmas da EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta