Resumo:
O presente trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca do estudo dos novos
gêneros textuais digitais, especificamente o blog que foi utilizado na pesquisa de
campo em aulas de língua materna na Escola Instituto Desembargador Severino
Montenegro/CAIC, Alagoa Grande, PB. Os recursos digitais aplicados pelos
professores podem de sobremaneira auxiliar para que o ensino de Língua
Portuguesa possa adequa-se a uma crescente necessidade de adaptação ao estudo
dos gêneros emergentes advindos das mudanças tecnológicas na linguagem da
sociedade atual contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem de forma
dinâmica e atrativa. Através de uma pesquisa de concepções bibliográficas,
fundamentada em autores como Marchushi (2002), Levy (1996, 1999), Certau
(2011) e outros, foram pesquisados conceitos sobre os gêneros textuais e os
recursos tecnológicos. O resultado da pesquisa alcançada através dos estudos
bibliográficos e da análise da experiência por meio da observação e questionários
aplicados na sala de aula de língua materna da escola CAIC nos faz refletir a
importância do uso desses recursos e dos novos gêneros textuais digitais e sua
contribuição para o aprimoramento de técnicas de ensino voltadas ao professor de
língua materna que resulta em um maior interesse na aprendizagem. Com a
concepção de ideias adquiridas é possível construir práticas de ensino que constitua
um conjunto, de ensino, linguagem e tecnologia.
Descrição:
LEANDRO, P. F. G. O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.