UEPB - Repositório Digital

O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leandro, Paula Frassinetti Gonçalves
dc.date.accessioned 2014-07-29T13:40:21Z
dc.date.available 2014-07-29T13:40:21Z
dc.date.issued 2014-07-29
dc.identifier.other CDD 306.43
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4479
dc.description LEANDRO, P. F. G. O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca do estudo dos novos gêneros textuais digitais, especificamente o blog que foi utilizado na pesquisa de campo em aulas de língua materna na Escola Instituto Desembargador Severino Montenegro/CAIC, Alagoa Grande, PB. Os recursos digitais aplicados pelos professores podem de sobremaneira auxiliar para que o ensino de Língua Portuguesa possa adequa-se a uma crescente necessidade de adaptação ao estudo dos gêneros emergentes advindos das mudanças tecnológicas na linguagem da sociedade atual contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica e atrativa. Através de uma pesquisa de concepções bibliográficas, fundamentada em autores como Marchushi (2002), Levy (1996, 1999), Certau (2011) e outros, foram pesquisados conceitos sobre os gêneros textuais e os recursos tecnológicos. O resultado da pesquisa alcançada através dos estudos bibliográficos e da análise da experiência por meio da observação e questionários aplicados na sala de aula de língua materna da escola CAIC nos faz refletir a importância do uso desses recursos e dos novos gêneros textuais digitais e sua contribuição para o aprimoramento de técnicas de ensino voltadas ao professor de língua materna que resulta em um maior interesse na aprendizagem. Com a concepção de ideias adquiridas é possível construir práticas de ensino que constitua um conjunto, de ensino, linguagem e tecnologia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wanilda Lima Vidal de Lacerda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Língua materna pt_BR
dc.title O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta