Resumo:
Partindo da constatação de que estudos como o de Silva (1996) e Pinheiro (2005) apontam a limitação da abordagem do texto literário no livro didático, decidimos tomar um livro didático do nono ano do Ensino Fundamental e observar o tratamento dispensado a poesia nesse instrumento de ensino. O estudo procura demonstrar que apesar de haver uma melhoria na quantidade de poemas presentes no livro didático, ainda não se verifica a recorrência de atividades lúdicas a partir da leitura dos poemas, cujo trabalho se resume na aplicação dos velhos e longos questionários. Para a elaboração deste artigo, recorreu-se ao estudo do livro didático Diálogo: Língua Portuguesa, de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho, utilizado pela rede estadual do município de Jericó - PB.
Descrição:
MARIA NETA, A. A poesia em um livro didático do 9º do ensino fundamental. 2013. 25f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.