Resumo:
A educação de surdos é um tema que vem causando grande discussão, e indagações sobre qual a forma
eficaz de ensino e aprendizagem para eles, levando em consideração os tópicos de diversidade e
inclusão que possibilitam aos surdos o ensino e aprendizagem de outras culturas, línguas, costumes,
tendo como base a Libras e o bilinguismo. O bilinguismo é o método de ensino predominante no
Brasil que traz a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda (L2). Faremos
também, uma abordagem, acerca de como se dá o ensino de Língua Estrangeira (LE) aos alunos
pertencentes à comunidade Surda. Trataremos do processo de educação com base em algumas
propostas de inclusão que oferecem novos meios de ensino e melhor aprendizagem aos surdos, tendo
como suporte teórico os estudos de Quadros (1997), Strobel (2009), Rodrigues (2006), Perlin (2004).
Destacaremos, ainda, tópicos como a cultura Surda e a formação dos professores, que nos levarão a
conhecer o contexto que envolve a língua de sinais, (LIBRAS) e como vem sendo desenvolvido o
trabalho do professor no ensino regular, quando se trata da inclusão desses alunos. Para isso, optou-se
pela aplicação de um questionário aos alunos surdos da FUNAD em João Pessoa - PB, dos quais
obtivemos argumentos dos seis participantes acerca do processo de ensino, que contribuíram e
confirmaram nossas hipóteses sobre as dificuldades e necessidades que surgem nesse processo de
ensino e aprendizagem de línguas voltada para a comunidade Surda. Mas que não os tornam incapazes
de aprenderem.
Descrição:
RIBEIRO, R. S. Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.