UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Robson Silva
dc.date.accessioned 2014-08-11T13:16:18Z
dc.date.available 2014-08-11T13:16:18Z
dc.date.issued 2014-08-11
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4604
dc.description RIBEIRO, R. S. Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação de surdos é um tema que vem causando grande discussão, e indagações sobre qual a forma eficaz de ensino e aprendizagem para eles, levando em consideração os tópicos de diversidade e inclusão que possibilitam aos surdos o ensino e aprendizagem de outras culturas, línguas, costumes, tendo como base a Libras e o bilinguismo. O bilinguismo é o método de ensino predominante no Brasil que traz a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda (L2). Faremos também, uma abordagem, acerca de como se dá o ensino de Língua Estrangeira (LE) aos alunos pertencentes à comunidade Surda. Trataremos do processo de educação com base em algumas propostas de inclusão que oferecem novos meios de ensino e melhor aprendizagem aos surdos, tendo como suporte teórico os estudos de Quadros (1997), Strobel (2009), Rodrigues (2006), Perlin (2004). Destacaremos, ainda, tópicos como a cultura Surda e a formação dos professores, que nos levarão a conhecer o contexto que envolve a língua de sinais, (LIBRAS) e como vem sendo desenvolvido o trabalho do professor no ensino regular, quando se trata da inclusão desses alunos. Para isso, optou-se pela aplicação de um questionário aos alunos surdos da FUNAD em João Pessoa - PB, dos quais obtivemos argumentos dos seis participantes acerca do processo de ensino, que contribuíram e confirmaram nossas hipóteses sobre as dificuldades e necessidades que surgem nesse processo de ensino e aprendizagem de línguas voltada para a comunidade Surda. Mas que não os tornam incapazes de aprenderem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jailto Luis Chaves de Lima Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta