Resumo:
Com a preocupação das dificuldades de produção e interpretação textual dos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Anita de Melo Barbosa Lima, o presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa, e de todas as outras matérias, por meio dos gêneros textuais. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando, desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Ao organizar a aula o professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e para se trabalhar o gênero escolhido são utilizadas as Sequências Didáticas, cabendo aqui o uso da reescrita do texto, que através dela o aluno terá oportunidade de ler e reler o seu texto percebendo o que precisa corrigir e melhorar, para que fique um texto melhor do que o escrito antes. O gênero escolhido para desenvolver uma proposta de ensino é o gênero carta informal. A carta informal possibilita maior liberdade de produção textual, o que torna o trabalho em sala de aula desse gênero ainda mais estimulante para os alunos. Este trabalho fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem dos educando.
Descrição:
FREIRE, A. B. Reescrita na escola e seus desdobramentos: uma experiência a partir da sequência didática. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.