UEPB - Repositório Digital

Reescrita na escola e seus desdobramentos: uma experiência a partir da sequência didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freire, Aline Barbosa
dc.date.accessioned 2014-08-11T13:50:55Z
dc.date.available 2014-08-11T13:50:55Z
dc.date.issued 2014-08-11
dc.identifier.other CDD 407
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4608
dc.description FREIRE, A. B. Reescrita na escola e seus desdobramentos: uma experiência a partir da sequência didática. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Com a preocupação das dificuldades de produção e interpretação textual dos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Anita de Melo Barbosa Lima, o presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa, e de todas as outras matérias, por meio dos gêneros textuais. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando, desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Ao organizar a aula o professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e para se trabalhar o gênero escolhido são utilizadas as Sequências Didáticas, cabendo aqui o uso da reescrita do texto, que através dela o aluno terá oportunidade de ler e reler o seu texto percebendo o que precisa corrigir e melhorar, para que fique um texto melhor do que o escrito antes. O gênero escolhido para desenvolver uma proposta de ensino é o gênero carta informal. A carta informal possibilita maior liberdade de produção textual, o que torna o trabalho em sala de aula desse gênero ainda mais estimulante para os alunos. Este trabalho fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem dos educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Henrique Santos de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.title Reescrita na escola e seus desdobramentos: uma experiência a partir da sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta