Resumo:
A educação de um modo em geral sofre grande influência de fatores externos que circundam a
sociedade onde estamos inseridos, com isso surge os desafios e a necessidade de acompanhá-los. Os
avanços tecnológicos são uma constante mudança, aparece como uma possibilidade de transformação
das práticas metodológicas de nossos professores e das escolas de nosso país. Tratou-se neste artigo
em especial a modalidade de ensino da EJA, investigando a importância e necessidade de inserir os
jovens e adultos no mundo tecnológico e no desenvolvimento social e pessoal dos mesmos. Estando
nossas escolas tão acessíveis ao uso de computadores, data show, notebooks, rede de internet wifi,
entre outras tecnologias surge o interesse de observar se estes recursos estão sendo utilizados? Se as
aulas estão sendo preparadas com o auxilio destes? Se os alunos sentem a vontade e interagem bem
com o computador? A pesquisa foi realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio
“Efigênio Leite”, localizada na cidade de Borborema-PB, e a partir dos resultados evidenciamos a
proposta de uma nova atuação metodológica diante dessa nova realidade, pretende-se promover
conhecimento dos aparatos tecnológicos contidos na escola e envolver os educandos nessa nova
perspectiva. Como bases teóricas tiveram autores como: Gadotti, Freire, Grinspun e ao final da
pesquisa a partir das falas e da vivência com os professores e alunos nos deixaram diante de uma
perspectiva preocupante uma vez que, não há uma prática de inserção de novas tecnologias, nem de
metodologias que envolvam esse desenvolvimento do mundo atual, e essa deve ser uma constante
preocupação enquanto escola tendo em vista que uma das funções da mesma é promover a identidade
e o desenvolvimento cidadão de seus educandos.
Descrição:
MENESES, P. K. C. B. Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.