dc.contributor.author |
Menezes, Patricia Kelly Leite Cardoso Barbosa |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-11T13:52:34Z |
|
dc.date.available |
2014-08-11T13:52:34Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4613 |
|
dc.description |
MENESES, P. K. C. B. Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação de um modo em geral sofre grande influência de fatores externos que circundam a
sociedade onde estamos inseridos, com isso surge os desafios e a necessidade de acompanhá-los. Os
avanços tecnológicos são uma constante mudança, aparece como uma possibilidade de transformação
das práticas metodológicas de nossos professores e das escolas de nosso país. Tratou-se neste artigo
em especial a modalidade de ensino da EJA, investigando a importância e necessidade de inserir os
jovens e adultos no mundo tecnológico e no desenvolvimento social e pessoal dos mesmos. Estando
nossas escolas tão acessíveis ao uso de computadores, data show, notebooks, rede de internet wifi,
entre outras tecnologias surge o interesse de observar se estes recursos estão sendo utilizados? Se as
aulas estão sendo preparadas com o auxilio destes? Se os alunos sentem a vontade e interagem bem
com o computador? A pesquisa foi realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio
“Efigênio Leite”, localizada na cidade de Borborema-PB, e a partir dos resultados evidenciamos a
proposta de uma nova atuação metodológica diante dessa nova realidade, pretende-se promover
conhecimento dos aparatos tecnológicos contidos na escola e envolver os educandos nessa nova
perspectiva. Como bases teóricas tiveram autores como: Gadotti, Freire, Grinspun e ao final da
pesquisa a partir das falas e da vivência com os professores e alunos nos deixaram diante de uma
perspectiva preocupante uma vez que, não há uma prática de inserção de novas tecnologias, nem de
metodologias que envolvam esse desenvolvimento do mundo atual, e essa deve ser uma constante
preocupação enquanto escola tendo em vista que uma das funções da mesma é promover a identidade
e o desenvolvimento cidadão de seus educandos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Eduacação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |