UEPB - Repositório Digital

Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Menezes, Patricia Kelly Leite Cardoso Barbosa
dc.date.accessioned 2014-08-11T13:52:34Z
dc.date.available 2014-08-11T13:52:34Z
dc.date.issued 2014-08-11
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4613
dc.description MENESES, P. K. C. B. Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A educação de um modo em geral sofre grande influência de fatores externos que circundam a sociedade onde estamos inseridos, com isso surge os desafios e a necessidade de acompanhá-los. Os avanços tecnológicos são uma constante mudança, aparece como uma possibilidade de transformação das práticas metodológicas de nossos professores e das escolas de nosso país. Tratou-se neste artigo em especial a modalidade de ensino da EJA, investigando a importância e necessidade de inserir os jovens e adultos no mundo tecnológico e no desenvolvimento social e pessoal dos mesmos. Estando nossas escolas tão acessíveis ao uso de computadores, data show, notebooks, rede de internet wifi, entre outras tecnologias surge o interesse de observar se estes recursos estão sendo utilizados? Se as aulas estão sendo preparadas com o auxilio destes? Se os alunos sentem a vontade e interagem bem com o computador? A pesquisa foi realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio “Efigênio Leite”, localizada na cidade de Borborema-PB, e a partir dos resultados evidenciamos a proposta de uma nova atuação metodológica diante dessa nova realidade, pretende-se promover conhecimento dos aparatos tecnológicos contidos na escola e envolver os educandos nessa nova perspectiva. Como bases teóricas tiveram autores como: Gadotti, Freire, Grinspun e ao final da pesquisa a partir das falas e da vivência com os professores e alunos nos deixaram diante de uma perspectiva preocupante uma vez que, não há uma prática de inserção de novas tecnologias, nem de metodologias que envolvam esse desenvolvimento do mundo atual, e essa deve ser uma constante preocupação enquanto escola tendo em vista que uma das funções da mesma é promover a identidade e o desenvolvimento cidadão de seus educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Eduacação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Novas tecnologias pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos e o uso de novas tecnologias: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta