dc.contributor.author |
Silva, Juscelino de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-15T13:10:25Z |
|
dc.date.available |
2014-08-15T13:10:25Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4622 |
|
dc.description |
SILVA, J. de A.
Entre monstros, mágicas e equações:
Uma experiência no ensino de equações polinomiais
do 1º Grau na Matemática do Ensino Fundamental. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo investigar qual(is) a(s) potencialidade(s) do uso de
jogos no desenvolvimento do pensamento algébrico na matemática do Ensino Fundamental.
Para isso optamos em desenvolver um estudo com o jogo Yu-Gi-Oh! Trading Card Game
partindo da hipótese que este pode ajudar os estudantes a aprimorar suas habilidades de
interpretação de problemas no conteúdo de equações polinomiais do 1º grau. Este conteúdo
muitas vezes não é interpretado de forma correta pelos estudantes o que desencadeia uma
série de dificuldades nesta área da matemática evidenciada por vários pesquisadores como
Grando e Segalin (2006); Ribeiro (2001), dentre outros, bem como os documentos oficiais
nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - (BRASIL, 1998) e os
Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental da Paraíba – RCEFPB - (PARAIBA, 2010).
Para tanto utilizamos como metodologia de pesquisa um estudo exploratório do tipo pesquisa
ação, onde adotamos como principal instrumento para aquisição e análise de dados um diário
de campo. Para isso adentramos em uma escola do ensino fundamental do município de
Bananeiras, no estado da Paraíba, investigando uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental,
com 22 estudantes participantes. Ao final do estudo constatamos que a discussão despertou os
estudantes para uma melhor interpretação de situações problemas envolvendo o conteúdo de
equações polinomiais de primeiro grau, bem como ajudou a despertar nos estudantes alguns
valores sociais, tais como: solidariedade, respeito, limites e prioridades, por exemplo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Severina Andréa Dantas de
Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Equações |
pt_BR |
dc.subject |
Álgebra |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos na Educação |
pt_BR |
dc.title |
Entre monstros, mágicas e equações: uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º grau na Matemática do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |