UEPB - Repositório Digital

Entre monstros, mágicas e equações: uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º grau na Matemática do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Juscelino de Araújo
dc.date.accessioned 2014-08-15T13:10:25Z
dc.date.available 2014-08-15T13:10:25Z
dc.date.issued 2014-08-15
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4622
dc.description SILVA, J. de A. Entre monstros, mágicas e equações: Uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º Grau na Matemática do Ensino Fundamental. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo investigar qual(is) a(s) potencialidade(s) do uso de jogos no desenvolvimento do pensamento algébrico na matemática do Ensino Fundamental. Para isso optamos em desenvolver um estudo com o jogo Yu-Gi-Oh! Trading Card Game partindo da hipótese que este pode ajudar os estudantes a aprimorar suas habilidades de interpretação de problemas no conteúdo de equações polinomiais do 1º grau. Este conteúdo muitas vezes não é interpretado de forma correta pelos estudantes o que desencadeia uma série de dificuldades nesta área da matemática evidenciada por vários pesquisadores como Grando e Segalin (2006); Ribeiro (2001), dentre outros, bem como os documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN - (BRASIL, 1998) e os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental da Paraíba – RCEFPB - (PARAIBA, 2010). Para tanto utilizamos como metodologia de pesquisa um estudo exploratório do tipo pesquisa ação, onde adotamos como principal instrumento para aquisição e análise de dados um diário de campo. Para isso adentramos em uma escola do ensino fundamental do município de Bananeiras, no estado da Paraíba, investigando uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, com 22 estudantes participantes. Ao final do estudo constatamos que a discussão despertou os estudantes para uma melhor interpretação de situações problemas envolvendo o conteúdo de equações polinomiais de primeiro grau, bem como ajudou a despertar nos estudantes alguns valores sociais, tais como: solidariedade, respeito, limites e prioridades, por exemplo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Severina Andréa Dantas de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Equações pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos na Educação pt_BR
dc.title Entre monstros, mágicas e equações: uma experiência no ensino de equações polinomiais do 1º grau na Matemática do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta