dc.description.abstract |
Para realização deste trabalho, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como pode estar
organizado um plano de ensino, relativo ao ensino da trigonometria, de forma tornar a
aprendizagem por parte dos alunos mais eficaz? A partir do mesmo foram traçados os
caminhos a serem seguidos, tendo como principal objetivo elaborar um plano de ensino para
os fundamentos da trigonometria, de forma fazer com que o aluno desperte curiosidade pela
aprendizagem explorando seus conhecimentos e tirando suas dúvidas. Para isso foi feito uso
de diferentes instrumentos: livros, revistas, monografias, internet, etc. Esse trabalho envolve
sugestões de como abordar o ensino da trigonometria, e como a mesma pode ser aplicada aos
alunos em seus primeiros conteúdos, já que o ensino da trigonometria se mostra importante na
aprendizagem dos alunos. Mostraremos aqui os primeiros passos desse conteúdo, e como é
interessante que os alunos aprendam desde os primeiros assuntos que não são difíceis de
compreender, que sejam bem administrados. Esta proposta elaborada traz em sua abordagem
de ensino uma sugestão aplicação dos conteúdos para esses alunos, incluindo a busca
histórica, a problemática e a contextualização do conteúdo a ser ministrado. Por fim entendese
que é de também responsabilidade do professor, o despertar do interesse no aluno em
relação aos assuntos propostos, pois a matemática é a construção permanente de conceitos,
onde, em cada um há uma maneira diferente de absorvê-los. Basta descobrir sua melhor
maneira para que haja um melhor aproveitamento, de forma competente, com curiosidade,
interesse, desenvolvimento intelectual e lógico. |
pt_BR |