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O estudo relata a partir das aulas de Karatê-dô a contribuição do mesmo para a formação de
valores na educação das crianças participantes do Projeto de Extensão das Escolinhas do
DEF. O relato apresenta a vivência de 43 crianças, sendo 31 do gênero masculino e 12 do
gênero feminino. O relato registra experiências vivenciadas no período de dois anos
(2012/2013) procurando identificar se ocorria nas aulas de Karatê-dô na educação dos
infantes o processo de desenvolvimento de valores como a ética, o respeito mútuo, a justiça,
o diálogo, a solidariedade, a disciplina e a tolerância, entre outros. Os valores foram
objetivos a serem atingidos a partir das práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas da
referida arte marcial frente aos conflitos que surgiram durante a aplicação do projeto. As
estratégias, as metodologias ou os projetos para o desenvolvimento dos valores constatou
que a formação de valores ocorre de forma não planejada através das interações que se dão
entre os praticantes do Karatê-dô por influência dos conflitos éticos que surgem no contexto
educacional. Foi observado que de modo geral, existem diferenças entre os valores que as
crianças praticantes apresentam ao ingressar e os valores que preconizam ao concluir o
semestre. No ingresso, as crianças se manifestam mais competitivas, individualistas,
intolerantes e arrogantes e ao concluírem o semestre predominam as atitudes de respeito, de
solidariedade, de disciplina, de companheirismo e de tolerância. Assim observa-se que tal
mudança de atitudes é decorrente da contribuição do Karatê-dô no estabelecimento
pedagógico de valores éticos. Em síntese, concluímos que a pedagogia da Escolinha do
DEF, especificamente nas aulas de Karatê-dô, contribui para formação de valores éticos das
crianças participantes do referido projeto. |
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