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Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF

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dc.contributor.author Silva Filho, Leonardo Afonso Pereira da
dc.date.accessioned 2014-08-15T13:14:52Z
dc.date.available 2014-08-15T13:14:52Z
dc.date.issued 2014-08-15
dc.identifier.other CDD 796. 815 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4635
dc.description SILVA FILHO, L. A. P. da. Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O estudo relata a partir das aulas de Karatê-dô a contribuição do mesmo para a formação de valores na educação das crianças participantes do Projeto de Extensão das Escolinhas do DEF. O relato apresenta a vivência de 43 crianças, sendo 31 do gênero masculino e 12 do gênero feminino. O relato registra experiências vivenciadas no período de dois anos (2012/2013) procurando identificar se ocorria nas aulas de Karatê-dô na educação dos infantes o processo de desenvolvimento de valores como a ética, o respeito mútuo, a justiça, o diálogo, a solidariedade, a disciplina e a tolerância, entre outros. Os valores foram objetivos a serem atingidos a partir das práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas da referida arte marcial frente aos conflitos que surgiram durante a aplicação do projeto. As estratégias, as metodologias ou os projetos para o desenvolvimento dos valores constatou que a formação de valores ocorre de forma não planejada através das interações que se dão entre os praticantes do Karatê-dô por influência dos conflitos éticos que surgem no contexto educacional. Foi observado que de modo geral, existem diferenças entre os valores que as crianças praticantes apresentam ao ingressar e os valores que preconizam ao concluir o semestre. No ingresso, as crianças se manifestam mais competitivas, individualistas, intolerantes e arrogantes e ao concluírem o semestre predominam as atitudes de respeito, de solidariedade, de disciplina, de companheirismo e de tolerância. Assim observa-se que tal mudança de atitudes é decorrente da contribuição do Karatê-dô no estabelecimento pedagógico de valores éticos. Em síntese, concluímos que a pedagogia da Escolinha do DEF, especificamente nas aulas de Karatê-dô, contribui para formação de valores éticos das crianças participantes do referido projeto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anny Sionara Moura Lima Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Karatê-dô pt_BR
dc.subject Artes marciais pt_BR
dc.subject Educação de crianças pt_BR
dc.subject Formação de valores pt_BR
dc.title Karatê e formação de valores: Vivência nas Escolinhas do DEF pt_BR
dc.type Other pt_BR


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