Resumo:
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com objetivo de investigar as
práticas de planejamento de docentes de Matemática do Ensino Fundamental. O método para
coleta de dados foi a partir de um questionário contendo catorze questões, aplicado a
dezenove professores que lecionam Matemática no Ensino Fundamental em algumas escolas
públicas estaduais da cidade de Campina Grande-PB. Algumas perguntas objetivaram traçar o
perfil desses profissionais. Outras interrogava-os a respeito do planejamento escolare
planejamento das aulas de Matemática (período, como planejavam, e solicitação dessa
atividade pedagógica pela escola). As demais estavam voltadas para relevância desse fazer
docente, desafios encontrados, pontos mais consideráveis no ato de planejar e relação entre
discursos reflexivos e práticas de planejamento durante a graduação dos sujeitos da pesquisa.
Ancorado nos elementos teóricos da Educação e Educação Matemática foi possível descrever
os dados e analisá-los. Os resultados mostram que a maioria dos professores participam das
práticas de planejamento em um período de tempo considerável. Um bom percentual deles
elaboram o planejamento de suas aulas, apenas uma segue o modelo trazido pelo livro
didático. De acordo com os dados, as escolas solicitam desses profissionais seus planos.
Todos reconhecem que o ato de planejar é uma atividade pedagógica indispensável na pratica
do professor de Matemática, contribuindo para obtenção de resultados satisfatórios na
docência. Por outro lado, a pesquisa revelou que a formação inicial desses sujeitos deixou
lacunas no que diz respeito aos saberes pedagógico.
Descrição:
SANTIAGO, M. S. Práticas de planejamento do professor de Matemática no Ensino Fundamental. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.