Resumo:
A trigonometria no triângulo retângulo tem sido apresentada sob ausência de aplicações
contextualizadas, o que tem causado dificuldade na aprendizagem dos alunos, que por sua
vez, não conseguem identificá-la no seu dia-a-dia. No intuito de minimizar este problema, foi
desenvolvido nesta pesquisa um levantamento histórico, com aplicações contextualizadas
buscando uma inserção do conteúdo à realidade do aluno. Para isso, além do levantamento
histórico e das aplicações, foram citados alguns conceitos e teoremas, assim como suas
demonstrações que são de grande importância para o desenvolvimento da trigonometria no
triângulo retângulo, possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo por parte do corpo
discente. A fundamentação teórica está nos autores: Iezzi (1978); Boyer (1996);Guelli
(1996);Morey (2003); Pereira (2012); Costa(2013); dentre outros. Portanto,desejam-se
despertar o interesse do alunado pelo estudo da trigonometria no triângulo retângulo, fazendo
um paralelo entre sua história esituações-problemas,dando um sentido significativo ao ensino aprendizagem
da trigonometria.
Descrição:
DINIZ JÚNIOR, F. Trigonometria no triângulo retângulo e aplicações. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.