Resumo:
Este trabalho visa compreender a importância e influência da utilização da Calculadora nas aulas de
Matemática como um instrumento de aprendizado em sala de aula, analisando vantagens e possíveis
desvantagens de seu uso. Tem como objetivo geral identificar as estratégias de resolução dos Jogos
pelos alunos da Turma do 9º Ano com a utilização da Calculadora Básica. Nesta pesquisa realizamos
atividades individuais e em grupo com 14 alunos regularmente matriculados em uma escola da rede
estadual localizada na cidade de Itabaiana no Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi
composta de duas etapas: primeiramente uma atividade de sondagem composta por 12 problemas
contextualizados sobre as quatro operações básicas sem a utilização da calculadora e, em uma
segunda etapa foram aplicados cinco jogos matemáticos com a utilização da calculadora como
instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostraram que a
utilização da calculadora foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois ao invés deles ficarem
presos a cálculos repetitivos, focaram seu tempo nos processos de resolução.
Descrição:
GOUVEIA JÚNIOR, N. M. O uso da calculadora em jogos numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Itabaiana – PB. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.