Resumo:
ste trabalho faz uma análise sobre a apresentação do tópico de
trigonometria nos livros didáticos, visto que o livro didático é um dos principais
recursos da educação escolar e que auxiliatanto osalunos como o professor. No
levantamento de dados, foram analisados quatro livros didáticos de Matemática do
ensino médio. Para fazer a análise de livros, levamos em consideração os critérios
que estão sendo motivos de pesquisa, tais como: conhecimentos prévios, a
metodologia adotada pelo autor, aspectos históricos, tipos de exercícios e
tecnologia, pois esses critérios muitos autores de livros didáticosjá os estão
adotando. Ainda foram ouvidos, por meio de um questionário de 10 perguntas, 23
alunos do oitavo período de um curso de Licenciatura Plena em Matemática na
UEPB.O objetivodestequestionário é identificar quais as principais dificuldades
enfrentadas pelos alunos no ensino-aprendizagem de trigonometria. Dentre os
resultados e conclusões destacamos que muitas das dificuldades relacionadas com
o ensino-aprendizagem da trigonometria advêm do fato de que muitos professores
não procuram trabalhar outras metodologias em suas aulas e é preocupante o fato
de que até mesmos muitos alunos da universidade pensam dessa forma, depois de tudo que aprenderam.
Descrição:
SANTOS, E. de S. Ensino-aprendizagem da trigonometria no Ensino Médio: um olhar para os livros didáticos. 2014. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.