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A Dança sempre foi um importante componente cultural da humanidade onde
trás consigo as tradições e a cultura de uma determinada região. São inúmeros
os benefícios enquadrados a ela, mostrando o quanto pode ser dinâmica e
saudável sua prática, transformando o ensino e aprendizagem em uma forma
agradável para o conhecimento dos alunos, enfatizando que a dança não é só
uma forma de divertimento utilizada apenas em datas comemorativas, a
mesma sendo incluída nos parâmetros curriculares nacionais como elemento
educativo, não deixa de ser menos importante que qualquer outra disciplina.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos formandos do Curso de
Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba tendo como área a
dança folclórica como campo de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa
de campo de cunho quantitativo, qualitativo- descritiva, onde envolveu 30
estudantes do 8° período do curso de Educação Física da Universidade
Estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande, PB foi
utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 6
perguntas abertas e 3 perguntas fechadas, onde verificou-se que (97%) dos
formandos responderam que tiveram a disciplina dança em sua experiência
acadêmica, (90%) obtiveram a dança folclórica como conteúdo ministrado em
sua graduação, (76,6%) dos estudantes pretendem trabalhar com a dança
folclórica no âmbito escolar como meio de ensino aprendizagem e valorização
da cultura, Levando em consideração a importância da inclusão da dança
folclórica no processo de ensino aprendizagem dos alunos, observou-se que
dentre os entrevistados (97%) acham importante sua inclusão, (96,6%) acham
importante a dança folclórica para o ensino aprendizado dos alunos, (100%)
dos formandos acreditam ser de grande importância os PCN`s para a
elaboração das aulas. |
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