UEPB - Repositório Digital

A dança folclórica como proposta de ensino aprendizagem e valorização da cultura nas aulas de Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Viviane da Silva
dc.date.accessioned 2014-08-15T13:38:56Z
dc.date.available 2014-08-15T13:38:56Z
dc.date.issued 2014-08-15
dc.identifier.other CDD 792. 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4655
dc.description DINIZ, V. da S. A dança folclórica como proposta de ensino aprendizagem e valorização da cultura nas aulas de Educação Física. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Dança sempre foi um importante componente cultural da humanidade onde trás consigo as tradições e a cultura de uma determinada região. São inúmeros os benefícios enquadrados a ela, mostrando o quanto pode ser dinâmica e saudável sua prática, transformando o ensino e aprendizagem em uma forma agradável para o conhecimento dos alunos, enfatizando que a dança não é só uma forma de divertimento utilizada apenas em datas comemorativas, a mesma sendo incluída nos parâmetros curriculares nacionais como elemento educativo, não deixa de ser menos importante que qualquer outra disciplina. Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos formandos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba tendo como área a dança folclórica como campo de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo de cunho quantitativo, qualitativo- descritiva, onde envolveu 30 estudantes do 8° período do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande, PB foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 6 perguntas abertas e 3 perguntas fechadas, onde verificou-se que (97%) dos formandos responderam que tiveram a disciplina dança em sua experiência acadêmica, (90%) obtiveram a dança folclórica como conteúdo ministrado em sua graduação, (76,6%) dos estudantes pretendem trabalhar com a dança folclórica no âmbito escolar como meio de ensino aprendizagem e valorização da cultura, Levando em consideração a importância da inclusão da dança folclórica no processo de ensino aprendizagem dos alunos, observou-se que dentre os entrevistados (97%) acham importante sua inclusão, (96,6%) acham importante a dança folclórica para o ensino aprendizado dos alunos, (100%) dos formandos acreditam ser de grande importância os PCN`s para a elaboração das aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manoel Freire de Oliveira Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Dança folclórica pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title A dança folclórica como proposta de ensino aprendizagem e valorização da cultura nas aulas de Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta