Resumo:
Este artigo tem o objetivo de diagnosticar o ensino de língua portuguesa auxiliado pelo
uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, considerando as
contribuições dessas tecnologias para uma didática interativa, através do conhecimento
mediado pelo professor. Esse ensino está fundamentado na proposta de formação
continuada do professor oferecido pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional
– ProInfo, que visa a integração e capacitação dos professores para aplicabilidade no
ensino das tecnologias digitais, através de softwares integrados aos netbooks com
soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Educação e
Cultura (MEC). Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada uma metodologia da
pesquisa através de questionário no ensino médio da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba-PB, junto às professoras de
língua portuguesa, para verificar a validade do uso dessas tecnologias para o ensino da
língua. Pretendemos assim vislumbrar um modelo de ensino eficaz de língua
portuguesa, que é o ensino/aprendizagem integrando as tecnologias à educação. Esse
estudo tem como embasamento teórico autores como Morin (2001), Prozo (2001),
Derlos (1999), Rabelo (1998), Freire (1993) e Caldas (2006).
Descrição:
FREITAS, J. H. R. de. Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da
informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um
estudo de caso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.