UEPB - Repositório Digital

Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Freitas, João Helvis Rodrigues de
dc.date.accessioned 2014-08-18T13:38:42Z
dc.date.available 2014-08-18T13:38:42Z
dc.date.issued 2014-08-18
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4679
dc.description FREITAS, J. H. R. de. Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem o objetivo de diagnosticar o ensino de língua portuguesa auxiliado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, considerando as contribuições dessas tecnologias para uma didática interativa, através do conhecimento mediado pelo professor. Esse ensino está fundamentado na proposta de formação continuada do professor oferecido pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, que visa a integração e capacitação dos professores para aplicabilidade no ensino das tecnologias digitais, através de softwares integrados aos netbooks com soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada uma metodologia da pesquisa através de questionário no ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba-PB, junto às professoras de língua portuguesa, para verificar a validade do uso dessas tecnologias para o ensino da língua. Pretendemos assim vislumbrar um modelo de ensino eficaz de língua portuguesa, que é o ensino/aprendizagem integrando as tecnologias à educação. Esse estudo tem como embasamento teórico autores como Morin (2001), Prozo (2001), Derlos (1999), Rabelo (1998), Freire (1993) e Caldas (2006). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Fernandes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject ProInfo pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta