Resumo:
O Brasil, nos últimos anos, vem adotando medidas com o intuito de se adequar as normas internacionais de contabilidade, tendo como objetivo principal produzir informações contábeis que sejam mais confiáveis e transparentes. Nessa direção,as principais medidas adotadas foi a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), e a alteração da Lei 6.404/76, pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09. Dessa forma, é preciso que os profissionais de contabilidade e os alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho estejam preparados para atender todas as exigências que estão sendo requeridas. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal verificaro nível de conhecimento dos alunos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis que são ofertados na cidade de Campina Grande, acerca de algumas alterações introduzidas pelasLeis 11.638/07 e 11.941/09, tomando como base os CPC‟s que tratam de Teste de Impairment, Ativo Intangível, Subvenções Governamentais e Ajuste a Valor Presente. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa utilizou-se da pesquisa descritiva, com levantamento de dados, por meio de um questionário composto por 16 questões. O Universo da pesquisa foram os alunos que estavam cursando os dois últimos períodos do curso, sendo a população da pesquisa de 140 alunos, com uma amostra formada por 92 questionários válidos (66%). Os resultados encontrados apontam um baixo nível de conhecimento dos discentes sobre os temas abordados na pesquisa. O fato é preocupante por se tratar de temas introduzidos a alguns anos e por serem discentes prestes a ingressar no mercado de trabalho.
Descrição:
BARROS, J. P. M. de. Uma investigação sobre o nível de conhecimentos dos alunos
dos cursos presenciais de Ciências Contábeis da cidade de
Campina Grande acerca das alterações na lei 6.404/76,
introduzidas pelas leis 11.638/07 e 11.941/09. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]