Resumo:
O presente artigo surgiu da experiência vivenciada na disciplina de estágio enquanto aluna
do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo geral é
investigar como acontece a relação entre o cuidar, educar e o brincar em uma creche da
cidade de Guarabira-PB. Quanto aos objetivos específicos, analisar a importância do cuidar
e educar através do brincar e identificar como as professoras relacionam o cuidar, educar e
o brincar em suas práticas com crianças de creche. Segundo concepções teóricas aqui
defendidas, o brincar faz parte do desenvolvimento infantil, principalmente, na pré-escola e
que a aprendizagem se dar pela interação do indivíduo com o meio e, por isso, deve ser
mediada. Os resultados da pesquisa mostraram que existe preocupação entre os
professores com cuidados e higienização, entretanto estas atividades normalmente não são
direcionadas para a vivência lúdica, acredita-se que seja a falta de tempo, espaço e
motivação. Neste sentido, percebemos que ainda existe na creche a dificuldade de integrar
o cuidar, o educar e o brincar no processo educativo.
Descrição:
GOUVEIA, F. A. dos. S. Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.