UEPB - Repositório Digital

Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gouveia, Fernanda Ângela Dos Santos
dc.date.accessioned 2014-08-25T11:43:20Z
dc.date.available 2014-08-25T11:43:20Z
dc.date.issued 2014-08-25
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4801
dc.description GOUVEIA, F. A. dos. S. Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo surgiu da experiência vivenciada na disciplina de estágio enquanto aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo geral é investigar como acontece a relação entre o cuidar, educar e o brincar em uma creche da cidade de Guarabira-PB. Quanto aos objetivos específicos, analisar a importância do cuidar e educar através do brincar e identificar como as professoras relacionam o cuidar, educar e o brincar em suas práticas com crianças de creche. Segundo concepções teóricas aqui defendidas, o brincar faz parte do desenvolvimento infantil, principalmente, na pré-escola e que a aprendizagem se dar pela interação do indivíduo com o meio e, por isso, deve ser mediada. Os resultados da pesquisa mostraram que existe preocupação entre os professores com cuidados e higienização, entretanto estas atividades normalmente não são direcionadas para a vivência lúdica, acredita-se que seja a falta de tempo, espaço e motivação. Neste sentido, percebemos que ainda existe na creche a dificuldade de integrar o cuidar, o educar e o brincar no processo educativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Héllida Alcântara Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Formação da criança pt_BR
dc.title Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta