Resumo:
Este trabalho acadêmico teve como meta principal a abordagem da literatura infantojuvenil
desenvolvimento da aprendizagem infantil, onde podemos verificar a
importância que os contos e as fábulas representam para o universo infantil. Esta
pesquisa está embasada nas teorias do conhecimento e da educação, apresentadas
e fundamentas pelos teóricos como (COEHO, 1997; CAJAL, 2001; ABRAMOVICH,
1993; SIMÕES, 2000 e SILVA 2005). Volta-se para despertar e mobilizar os
professores para esta questão que é tão relevante para o processo educacional.
Este trabalho de pesquisa acadêmica enfocou e direcionaram olhares pedagógicos
exclusivamente para o público infantil da Creche Pré-escola Formozina Maria da
Conceição, localizada no Distrito de Rua Nova no Município de Belém PB.
Esperamos que esta pesquisa possa contribuir na formação e no desenvolvimento
da aprendizagem na educação infantil. Este trabalho foi feito a partir de uma
metodologia qualitativa, que aproximou mais o pesquisador da realidade escolar,
acerca da temática aqui abordada. Também apresentou características
bibliográficas, sem a mesma não teria sido concretizada. A pesquisa de campo foi
fundamental, a mesma deu oportunidade ao pesquisador, pois o contato direto com
as pessoas, dialogando e verificando a dimensão da temática como valiosa para
novas aprendizagens. Diante de tais importâncias constatou-se a importância do
trabalho com os contos e as fábulas no ambiente escolar.
Descrição:
SIDRÔNIO, S. V. de. L. O uso dos contos infantis na escola: a experiência vivenciada na creche pré-escola Formação Maria da Conceição. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.