Resumo:
A pesquisa objetiva apresentar e analisar uma experiência vivenciada na FUNDCUCA Fundação
(Centro Unificado de Capacitação e Artes),a partir da vivência do Projeto O lúdico na educação
infantil: uma experiência na FUNDCUC. Realizado com crianças de três a cinco anos. O
objetivo da experiência foi trabalhar com essas crianças intervenções pedagógicas tendo como
enfoque atividades lúdicas e educativas. A Instituição é localizada na cidade de Guarabira/PB.
Atende crianças, jovens, adolescentes e seus familiares que se encontram em situação de
vulnerabilidade social. E objetiva promover e defender os direitos humanos, fortalecendo o seu
protagonismo para a conquista do pleno desenvolvimento da cidadania dos sujeitos envolvidos.O
trabalho, num primeiro momento apresentará o resumo e introdução. Em seguida referencial
teórico enfocando: Breve histórico da educação infantil; Concepções de educação infantil;
Concepções de criança; O papel da ludicidade no desenvolvimento infantil; O brincar e o
movimento da criança; O lúdico no processo educativo. O terceiro momento será dedicado a
história da FUNDCUCA; OLPI-oficina lúdica pedagógica infantil; e Relato de vivência. Para
realização dessa pesquisa utilizamos como procedimento metodológico a técnica de observação
em diferentes momentos, assim como o instrumento de pesquisa bibliográfica. Dos resultados
obtidos constatamos que o interesse das crianças pelas atividades se revelou positivo em relação à
participação nas mesmas. Observamos que a valorização do lúdico na problematização das
atividades de intervenção pedagógica vai de encontro ao centro de interesse das crianças.
Descrição:
ANTERO, A. P. O lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCA. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.