UEPB - Repositório Digital

O lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Antero, Adriele Pacífico
dc.date.accessioned 2014-08-25T11:44:44Z
dc.date.available 2014-08-25T11:44:44Z
dc.date.issued 2014-08-25
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4808
dc.description ANTERO, A. P. O lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCA. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa objetiva apresentar e analisar uma experiência vivenciada na FUNDCUCA Fundação (Centro Unificado de Capacitação e Artes),a partir da vivência do Projeto O lúdico na educação infantil: uma experiência na FUNDCUC. Realizado com crianças de três a cinco anos. O objetivo da experiência foi trabalhar com essas crianças intervenções pedagógicas tendo como enfoque atividades lúdicas e educativas. A Instituição é localizada na cidade de Guarabira/PB. Atende crianças, jovens, adolescentes e seus familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social. E objetiva promover e defender os direitos humanos, fortalecendo o seu protagonismo para a conquista do pleno desenvolvimento da cidadania dos sujeitos envolvidos.O trabalho, num primeiro momento apresentará o resumo e introdução. Em seguida referencial teórico enfocando: Breve histórico da educação infantil; Concepções de educação infantil; Concepções de criança; O papel da ludicidade no desenvolvimento infantil; O brincar e o movimento da criança; O lúdico no processo educativo. O terceiro momento será dedicado a história da FUNDCUCA; OLPI-oficina lúdica pedagógica infantil; e Relato de vivência. Para realização dessa pesquisa utilizamos como procedimento metodológico a técnica de observação em diferentes momentos, assim como o instrumento de pesquisa bibliográfica. Dos resultados obtidos constatamos que o interesse das crianças pelas atividades se revelou positivo em relação à participação nas mesmas. Observamos que a valorização do lúdico na problematização das atividades de intervenção pedagógica vai de encontro ao centro de interesse das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valéria dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title O lúdico na educação infantil: uma experiência da FUNDCUCA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta