Resumo:
Este trabalho monográfico aborda os saberes e concepções na educação infantil, na
qual a partir de observações na docência, considerando como objeto de estudo a
Escola Municipal de Educação Infantil de Ensino Fundamental Antônio Soares da
Cruz, com intuito de instigar professores, de qual maneira acontece esse
aprendizado. A escolha pelo tema se deu, devido à pesquisadora, possuir cinco
anos de experiência docente na área de estudo, dentro da escola, definida enquanto
local empírico da investigação cientifica. A base teórica escolhida aponta que as
atividades pedagógicas nas séries iniciais pedem um cuidado diferenciado, de
maneira que englobem o lúdico, o seu ser social e o seu cognitivo, posando assim a
trabalhar com variedades de saberes, que articulam ao seu redor como educadora.
Nesse contexto foram selecionados autores como: (KRAMER 2012,
VYGOTSKY1984, KUHLMAN JR 1998, ALMEIDA 2005, MELO 2008, OLIVEIRA
2000, NICOLAU 2012). A metodologia escolhida se fez a partir de levantamento
bibliográfico e de pesquisa de campo, diretamente no acompanhamento e
observações na sala do pré-escolar I, no turno matutino. O público estudado nos
primeiros saberes, diz respeito às crianças de 04 anos de idade, e de como
professores da educação infantil se adéqua a tal realidade das atividades lúdicas.
Finalmente foi possível observar que existe uma visão errônea de que essa fase não
é efetivamente de aprendizagem, mas apenas de brincadeiras, mas constatamos
que todas as crianças conseguem aprender brincando com muita facilidade.
Descrição:
SILVA, P. G. da. Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.