UEPB - Repositório Digital

Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Patrícia Gomes da
dc.date.accessioned 2014-08-25T11:45:00Z
dc.date.available 2014-08-25T11:45:00Z
dc.date.issued 2014-08-25
dc.identifier.other CDD 370.154
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4809
dc.description SILVA, P. G. da. Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico aborda os saberes e concepções na educação infantil, na qual a partir de observações na docência, considerando como objeto de estudo a Escola Municipal de Educação Infantil de Ensino Fundamental Antônio Soares da Cruz, com intuito de instigar professores, de qual maneira acontece esse aprendizado. A escolha pelo tema se deu, devido à pesquisadora, possuir cinco anos de experiência docente na área de estudo, dentro da escola, definida enquanto local empírico da investigação cientifica. A base teórica escolhida aponta que as atividades pedagógicas nas séries iniciais pedem um cuidado diferenciado, de maneira que englobem o lúdico, o seu ser social e o seu cognitivo, posando assim a trabalhar com variedades de saberes, que articulam ao seu redor como educadora. Nesse contexto foram selecionados autores como: (KRAMER 2012, VYGOTSKY1984, KUHLMAN JR 1998, ALMEIDA 2005, MELO 2008, OLIVEIRA 2000, NICOLAU 2012). A metodologia escolhida se fez a partir de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, diretamente no acompanhamento e observações na sala do pré-escolar I, no turno matutino. O público estudado nos primeiros saberes, diz respeito às crianças de 04 anos de idade, e de como professores da educação infantil se adéqua a tal realidade das atividades lúdicas. Finalmente foi possível observar que existe uma visão errônea de que essa fase não é efetivamente de aprendizagem, mas apenas de brincadeiras, mas constatamos que todas as crianças conseguem aprender brincando com muita facilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Saberes e concepções sobre educação infantil: o brincar na pré-escola como método de aprender pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta