UEPB - Repositório Digital

Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Ianne Lopes de
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:11:16Z
dc.date.available 2012-10-22T13:11:16Z
dc.date.issued 2012-10-22
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/484
dc.description ARAÚJO, I. L. de. Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo a exploração dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais como a importância de se trabalhar em equipe, classifica-los de acordo com seus atributos, fazer figuras com o material presente em seu cotidiano e realizar atividades. Classificamo-la como uma pesquisa qualitativa, sendo ela realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne. Foram feitas atividades e entrevistas com oito alunos do terceiro ano das séries iniciais. Na pesquisa retomamos todo o contexto histórico sobre a Lógica Matemática e Blocos Lógicos, que inicia na Grécia com a lógica aristotélica até os trabalhos de Zoltan Dienes, com relação ao pensar matemático, de acordo com Jean Piaget, a partir da pré-escola. A respeito da contribuição de Jean Piaget para o pensar matemático e Blocos Lógicos, discutimos a importância que ele traz para o ensino nas séries inicias sobre a descoberta de formas geométricas. Os alunos, sujeitos desta pesquisa, do terceiro ano das séries iniciais nos mostraram que o despertar de cada um deles foi satisfatório com relação à identificação das figuras como sua forma, tamanho, cor e espessura, assim como todos alegremente colaboraram com a pesquisa em si. Pudemos perceber o quanto os alunos têm capacidade no aprendizado, mesmo carentes e advindos de uma escola municipal. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental II, facilitando o ensino da Matemática, proporcionando melhor desenvolvimento escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática - Estudo pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Lógica Matemática pt_BR
dc.subject Blocos Lógicos pt_BR
dc.title Uma introdução à lógica matemática: O uso dos Blocos Lógicos no terceiro ano das séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta