Resumo:
Partindo do pressuposto de que a efetivação da prática de leitura e escrita na escola representa um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, e considerando sua extrema relevância para o desenvolvimento educacional porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, o presente trabalho pretendeu refletir e discutir sobre as problemáticas recorrentes do trabalho com a leitura e escrita na sala de aula, com foco no Ensino Médio. As discussões partem de uma experiência em pesquisa com o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB, em que o gênero charge foi utilizado como recurso didático para aulas de leitura e produção. Como objetivo principal estabeleceu-se analisar o gênero discursivo, charge, como um possível recurso motivador da prática de leitura e escrita em sala de aula. Para isso, se fez necessária a compreensão teórica dos PCN’s (1997), e dos estudos de Possenti (1998), Freire (1996), Bakhtin (2003) e Gil (1999), dentre outros. No diálogo entre teoria e prática foram debatidas possibilidades metodológicas que busquem o desempenho do processo de leitura crítica e produção textual dentro do campo educativo. Vale salientar que nesta pesquisa, viu-se a necessidade de compreender também a concepção dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as problemáticas apresentadas aqui. Como objetivo final do trabalho escolheu-se as produções textuais dos alunos, considerando-as como instrumento revelador dos resultados provenientes do trabalho com as charges em sala de aula.
Descrição:
QUEIROZ, J. J. V. de. Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.