UEPB - Repositório Digital

Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Jesana Janaai Vital de
dc.date.accessioned 2014-08-28T11:44:41Z
dc.date.available 2014-08-28T11:44:41Z
dc.date.issued 2014-08-28
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4857
dc.description QUEIROZ, J. J. V. de. Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Partindo do pressuposto de que a efetivação da prática de leitura e escrita na escola representa um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, e considerando sua extrema relevância para o desenvolvimento educacional porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, o presente trabalho pretendeu refletir e discutir sobre as problemáticas recorrentes do trabalho com a leitura e escrita na sala de aula, com foco no Ensino Médio. As discussões partem de uma experiência em pesquisa com o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB, em que o gênero charge foi utilizado como recurso didático para aulas de leitura e produção. Como objetivo principal estabeleceu-se analisar o gênero discursivo, charge, como um possível recurso motivador da prática de leitura e escrita em sala de aula. Para isso, se fez necessária a compreensão teórica dos PCN’s (1997), e dos estudos de Possenti (1998), Freire (1996), Bakhtin (2003) e Gil (1999), dentre outros. No diálogo entre teoria e prática foram debatidas possibilidades metodológicas que busquem o desempenho do processo de leitura crítica e produção textual dentro do campo educativo. Vale salientar que nesta pesquisa, viu-se a necessidade de compreender também a concepção dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as problemáticas apresentadas aqui. Como objetivo final do trabalho escolheu-se as produções textuais dos alunos, considerando-as como instrumento revelador dos resultados provenientes do trabalho com as charges em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Charges pt_BR
dc.title Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta