dc.contributor.author |
Queiroz, Jesana Janaai Vital de |
|
dc.date.accessioned |
2014-08-28T11:44:41Z |
|
dc.date.available |
2014-08-28T11:44:41Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 401.41 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4857 |
|
dc.description |
QUEIROZ, J. J. V. de. Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Partindo do pressuposto de que a efetivação da prática de leitura e escrita na escola representa um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, e considerando sua extrema relevância para o desenvolvimento educacional porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, o presente trabalho pretendeu refletir e discutir sobre as problemáticas recorrentes do trabalho com a leitura e escrita na sala de aula, com foco no Ensino Médio. As discussões partem de uma experiência em pesquisa com o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Catolé do Rocha-PB, em que o gênero charge foi utilizado como recurso didático para aulas de leitura e produção. Como objetivo principal estabeleceu-se analisar o gênero discursivo, charge, como um possível recurso motivador da prática de leitura e escrita em sala de aula. Para isso, se fez necessária a compreensão teórica dos PCN’s (1997), e dos estudos de Possenti (1998), Freire (1996), Bakhtin (2003) e Gil (1999), dentre outros. No diálogo entre teoria e prática foram debatidas possibilidades metodológicas que busquem o desempenho do processo de leitura crítica e produção textual dentro do campo educativo. Vale salientar que nesta pesquisa, viu-se a necessidade de compreender também a concepção dos alunos envolvidos na pesquisa sobre as problemáticas apresentadas aqui. Como objetivo final do trabalho escolheu-se as produções textuais dos alunos, considerando-as como instrumento revelador dos resultados provenientes do trabalho com as charges em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ariane Kércia Benício de Sá |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Charges |
pt_BR |
dc.title |
Um gênero muiltimodal: novas leituras, novos leitores |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |