dc.contributor.author |
Rodrigues, Adrielly Soraya Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-22T13:11:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T13:11:46Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/485 |
|
dc.description |
RODRIGUES, A. S. G.
O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo explorar as discussões obtidas sobre a aplicação de
algumas atividades envolvendo o uso de máquinas de calcular e calculadoras em três ambientes distintos. Entendemos por máquinas de calcular calculadoras analógicas e calculadoras por calculadoras digitais. Os ambientes escolhidos foram uma turma de alunos do Ensino Regular, outra do Projeto Mais Educação e um minicurso intitulado Exploração de máquinas de calcular e calculadoras em sala de aula, ministrado durante o VI EPBEM – VI Encontro Paraibano em Educação Matemática no ano de 2010. Sendo assim, esse estudo constitui em uma pesquisa qualitativa tendo como guia a pergunta “Os resultados esperados para cada atividade proposta no minicurso podem ser atingidos quando aplicadas em sala de aula?”. Além disso, buscamos conhecer a visão de professores em exercício e em formação acerca do uso de calculadoras nas aulas de Matemática. Como metodologia foram utilizados observação sistemática e questionário. O desenvolvimento das atividades mostrou que o uso da calculadora em sala de aula pode ser uma rica oportunidade de aprendizagem, contribuindo para o amadurecimento cognitivo do aluno. Porém, para que isso ocorra alguns aspectos devem ser levados em consideração, como objetivos claros em cada atividade e o preparo do professor diante do uso de calculadoras, indispensáveis para o bom aproveitamento dessa ferramenta, tão presente no cotidiano do aluno. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Abigail Fregni Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Calculadora |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial e continuada |
pt_BR |
dc.title |
O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |