UEPB - Repositório Digital

O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Adrielly Soraya Gonçalves
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:11:46Z
dc.date.available 2012-10-22T13:11:46Z
dc.date.issued 2012-10-22
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/485
dc.description RODRIGUES, A. S. G. O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo explorar as discussões obtidas sobre a aplicação de algumas atividades envolvendo o uso de máquinas de calcular e calculadoras em três ambientes distintos. Entendemos por máquinas de calcular calculadoras analógicas e calculadoras por calculadoras digitais. Os ambientes escolhidos foram uma turma de alunos do Ensino Regular, outra do Projeto Mais Educação e um minicurso intitulado Exploração de máquinas de calcular e calculadoras em sala de aula, ministrado durante o VI EPBEM – VI Encontro Paraibano em Educação Matemática no ano de 2010. Sendo assim, esse estudo constitui em uma pesquisa qualitativa tendo como guia a pergunta “Os resultados esperados para cada atividade proposta no minicurso podem ser atingidos quando aplicadas em sala de aula?”. Além disso, buscamos conhecer a visão de professores em exercício e em formação acerca do uso de calculadoras nas aulas de Matemática. Como metodologia foram utilizados observação sistemática e questionário. O desenvolvimento das atividades mostrou que o uso da calculadora em sala de aula pode ser uma rica oportunidade de aprendizagem, contribuindo para o amadurecimento cognitivo do aluno. Porém, para que isso ocorra alguns aspectos devem ser levados em consideração, como objetivos claros em cada atividade e o preparo do professor diante do uso de calculadoras, indispensáveis para o bom aproveitamento dessa ferramenta, tão presente no cotidiano do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.subject Formação inicial e continuada pt_BR
dc.title O ensino das operações em três ambientes distintos: atividades com o uso de máquinas de calcular e calculadoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta