dc.contributor.author |
Santos, Luciano Trajano dos |
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dc.date.accessioned |
2012-10-22T13:12:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T13:12:11Z |
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dc.date.issued |
2012-10-22 |
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dc.identifier.other |
CDD 510.1 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/486 |
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dc.description |
SANTOS, L. T. dos.
Anamorfose no Ensino de Matemática. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
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dc.description.abstract |
A Anamorfose é uma imagem distorcida, secreta, que exige do observador a busca por um
ângulo adequado afim de desvendar o segredo visualmente oculto. Foi desenvolvida há setecentos anos e sendo considerada uma arte, esteve em alta nos séculos XVI e XVII, sendo trabalhada por artistas mundialmente reconhecidos como Leonardo da Vinci no
renascimento e Hans Holbein na Alemanha, este compôs a mais renomada anamorfose que se conhece: Os Embaixadores. No século IX a anamorfose declina com o surgimento da
fotografia. Porém ela ressurge na atualidade e se faz presente na comunicação visual e na arte em geral, dois dos grandes nomes atuais são István Orosz com suas anamorfoses de espelho, e Julian Beever com sua arte de rua intitulada Chalk Art, que são pinturas Trompe
L’oeil, um dos tipos de anamorfose. A anamorfose é construída com base em cálculos gráficos, ou como fazem alguns artistas produzindo empiricamente visualizando a pintura
através de um espelho, assim uma construção de anamorfose usando matemática, com mudanças de coordenadas ilustra o processo da construção matematicamente no final desse trabalho. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Rômulo Marinho do Rêgo |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Anamorfose |
pt_BR |
dc.title |
Anamorfose no Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |