Resumo:
Este trabalho aponta a reflexão acerca dos contextos escolares sobre questões
direcionadas à gestão do sistema educacional como princípios norteadores a
descentralização e o modelo de gestão democrática participativa, fundamentada na
legislação vigente. Para realizar este estudo, buscamos como embasamento teórico,
as ideias de PARO, (2001), LÜCK, (2006), CURY, (2005), entre outros [...]. No
decorrer do trabalho, tentamos buscar significados da democracia participativa,
características, papel e processos do gestor escolar, além de identificar os desafios
e encontrar meios para oportunizar a participação da comunidade escolar. Através
deste estudo, percebemos que a instituição educativa, no cumprimento do seu papel
e na efetivação da gestão democrática, precisa não só criar espaços de discussões
que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como, também criar e
sustentar ambientes que favoreçam essa participação.
Descrição:
CABRAL, L. P. Gestão democrática da educação e participação popular. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.