Resumo:
As escolas do campo oportunizam aos sujeitos o acesso a escolarização em sua
própria comunidade, fator que poderia contribuir significativamente para a
permanência dos sujeitos no campo, com o fortalecimento dos laços de
pertencimento e a afirmação de suas identidades culturais, não fossem as mazelas
que envolvem o sua gestão. Partimos neste estudo da seguinte questão problema:
Como se efetiva o do processo de gestão escolar nas escolas do campo? Temos
como principal objetivo: analisar o processo de gestão escolar nas escolas rurais do
município de Alagoinha-PB. Para consecução deste, temos os seguintes objetivos
específicos: caracterizar o perfil dos gestores das escolas rurais;identificar as
atribuições dos gestores das escolas rurais;refletir sobre os desafios da gestão
escolar nas escolas rurais.Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa
qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo com base o relato de experiência
vivenciado pela pesquisadora.A ampliação de oportunidades de ensino efetivada a
partir da instituição da legislação vigente, não tem sido capaz de provocar alterações
significativas no processo de gestão escolar e no atendimento à escolarização dos
povos do campo.
Descrição:
LIMA, D. C. de. L. Atuação do gestor escolar nas escolas do campo. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.