Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cuja função permite
que pessoas adultas e jovens, em atraso escolar, que não tiveram a oportunidade de
frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e
recuperar o tempo perdido. Este estudo busca analisar os desafios e perspectivas
teórico-metodológicas, presentes na vivência como docente do Programa Brasil
Alfabetizado. Para consecução deste objetivo iremos descrever as práticas
educativas no ensino de jovens e adultos; discutindo seus desafios e perspectivas
da prática docente e concluiremos realizando um breve histórico em torno da vida e
obra de Paulo Freire e suas contribuições para a prática de alfabetização de jovens
e adultos. Trata-se de uma Pesquisa qualitativa de caráter descritivo e bibliográfico,
através de uma observação participante, na qual relatamos nossa experiência nos
Estágios Supervisionados e refletimos sobre nossa atuação como docente do
Programa Brasil Alfabetizado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria
Elói Leite, Logradouro – PB.. O embasamento foi feito a partir das contribuições de
FREIRE (1984,1997,2010), ANTUNES(2008), MORALES(2003), VEIGA(2004),
CARVALHO(2009), ANTUNES(2005), OLIVEIRA(2005), dentre outros. O projeto de
democratização da educação e erradicação do analfabetismo não pode ser
empreendido isoladamente por intelectuais, militantes ou mesmo pelos educadores.
É preciso que parcelas muito mais numerosas e representativas passem a
compartilhá-lo.
Descrição:
COSTA, M. D. de. O. da. S. Brasil Alfabetizado: saberes e vivências da EJA. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.