Resumo:
Este trabalho propõe o uso da Realidade Aumentada(RA) em uma turma
do segundo ano do ensino médio com o objetivo de auxiliar os alunos no
processo de visualização de elementos referentes ao estudo da
geometria espacial. O documento inicia pelo relato da etapa associada a
aprendizagem dos programas de computador FLARAS e Google
Sketchup, para a criação e exibição dos objetos construídos. Em
seguida, utilizaram-se os objetos construídos em uma sequência de
aulas com uma turma do ensino médio. Por fim, avaliamos a eficácia do
uso da ferramenta por meio da comparação dos resultados com outra
turma, da mesma série, cujos conteúdos da geometria espacial foram
abordados de maneira tradicional, com a utilização do quadro e do giz.
Identificamos melhoras com o uso da RA, tanto em relação ao tempo
necessário na aplicação dos conteúdos, quanto no estimulo dos alunos
buscarem aprofundar os conhecimentos quanto ao ensino da geometria
espacial. O uso do material facilitou a aprendizagem dos alunos e
melhorou o desempenho quanto à resolução de exercícios.
Descrição:
PEREIRA, D. D. Uso da realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino da Geometria Espacial no 2º ano do Ensino Médio: Utilização de ferramentas FLARAS e Google Sketchup. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.