Resumo:
O presente artigo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Objetivou-se
com a produção deste trabalho, realizar uma análise a respeito do perfil do docente na
Educação Infantil (E.I.), a fim de ressaltar a importância da formação do educador para
desenvolver um bom trabalho junto às crianças.Realizamos uma retrospectiva sobre o perfil
do profissional da Educação Infantil ao longo da história, desde a criação das primeiras
instituições de atendimento a infância no século XIX até os dias de hoje, e os verdadeiros
interesses que havia pela classe dominante por trás da criação destas instituições. Também foi
realizada uma pesquisa sobre as duas principais funções da Educação Infantil (assistencialista
e pedagógica/educacional), bem como a formação acadêmica do profissional desta área. Essa
dicotomia cuidar/educar na E.I.toma corpus na discursão como eixo principal para o
distanciamento da concepção assistencialista que foi atribuída à falta de formação dos
profissionais da Educação Infantil, portanto deve-se desconstruir o perfil de que o profissional
da E. I. não precisa ter formação. A partir desta constatação podemos afirmar que, para ter
um novo olhar da sociedade a respeito do profissional desta área, carece em primeiro lugar,
mudar a concepção de criança e da E.I.na qual elas não precisam apenas de cuidado, mais
também de educação. Que estas duas funções estejam integradas na Educação Infantil e no
currículo de formação dos profissionais desta área.
Descrição:
OLIVEIRA, R. K. C. A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.