dc.contributor.author |
Oliveira, Raquel Karina Cabral |
|
dc.date.accessioned |
2014-09-02T13:03:27Z |
|
dc.date.available |
2014-09-02T13:03:27Z |
|
dc.date.issued |
2014-09-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4951 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, R. K. C. A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Objetivou-se
com a produção deste trabalho, realizar uma análise a respeito do perfil do docente na
Educação Infantil (E.I.), a fim de ressaltar a importância da formação do educador para
desenvolver um bom trabalho junto às crianças.Realizamos uma retrospectiva sobre o perfil
do profissional da Educação Infantil ao longo da história, desde a criação das primeiras
instituições de atendimento a infância no século XIX até os dias de hoje, e os verdadeiros
interesses que havia pela classe dominante por trás da criação destas instituições. Também foi
realizada uma pesquisa sobre as duas principais funções da Educação Infantil (assistencialista
e pedagógica/educacional), bem como a formação acadêmica do profissional desta área. Essa
dicotomia cuidar/educar na E.I.toma corpus na discursão como eixo principal para o
distanciamento da concepção assistencialista que foi atribuída à falta de formação dos
profissionais da Educação Infantil, portanto deve-se desconstruir o perfil de que o profissional
da E. I. não precisa ter formação. A partir desta constatação podemos afirmar que, para ter
um novo olhar da sociedade a respeito do profissional desta área, carece em primeiro lugar,
mudar a concepção de criança e da E.I.na qual elas não precisam apenas de cuidado, mais
também de educação. Que estas duas funções estejam integradas na Educação Infantil e no
currículo de formação dos profissionais desta área. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Perfil do docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |