UEPB - Repositório Digital

A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Raquel Karina Cabral
dc.date.accessioned 2014-09-02T13:03:27Z
dc.date.available 2014-09-02T13:03:27Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4951
dc.description OLIVEIRA, R. K. C. A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Objetivou-se com a produção deste trabalho, realizar uma análise a respeito do perfil do docente na Educação Infantil (E.I.), a fim de ressaltar a importância da formação do educador para desenvolver um bom trabalho junto às crianças.Realizamos uma retrospectiva sobre o perfil do profissional da Educação Infantil ao longo da história, desde a criação das primeiras instituições de atendimento a infância no século XIX até os dias de hoje, e os verdadeiros interesses que havia pela classe dominante por trás da criação destas instituições. Também foi realizada uma pesquisa sobre as duas principais funções da Educação Infantil (assistencialista e pedagógica/educacional), bem como a formação acadêmica do profissional desta área. Essa dicotomia cuidar/educar na E.I.toma corpus na discursão como eixo principal para o distanciamento da concepção assistencialista que foi atribuída à falta de formação dos profissionais da Educação Infantil, portanto deve-se desconstruir o perfil de que o profissional da E. I. não precisa ter formação. A partir desta constatação podemos afirmar que, para ter um novo olhar da sociedade a respeito do profissional desta área, carece em primeiro lugar, mudar a concepção de criança e da E.I.na qual elas não precisam apenas de cuidado, mais também de educação. Que estas duas funções estejam integradas na Educação Infantil e no currículo de formação dos profissionais desta área. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Perfil do docente pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A dicotomia cuidar/educar na formação do professor da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta