Resumo:
O presente trabalho tem como tema central a importância da afetividade para o
desenvolvimento da criança da Educação Infantil, investiga fatores que
comprovem tal importância. Para elucidar tais elementos buscou-se o enfoque
em análises feitas a partir de experiências vividas no Estágio Supervisionado
que será apresentada inicialmente como contribuição na formação reflexiva do
Pedagogo, com embasamento teórico de Libâneo (2010), Barbosa (2009) e
Pimenta (2011). Em um segundo momento se dará a parte central do texto, a
afetividade como foco para o desenvolvimento do indivíduo e a importante
contribuição do educador para isso, com aporte do referencial teórico de Jean
Piaget (1971), Henri Wallon (1968) e também com a importante contribuição de
outros estudiosos do tema. Na finalização do artigo teceremos questões de
reflexões acerca do educador da Educação Infantil, com uma sucinta base no
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), em Kulisz
(2004) e Dias (2012). Para a realização dessa análise utilizamos uma
metodologia focada em um estudo de caso, a partir de uma experiência no
estágio supervisionado, de cunho qualitativo, integrada pela exploração de
relações e conceitos em relação ao que observado no espaço pedagógico que
ocorreu o processo de estágio. Os resultados desta pesquisa revelam a
necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala
de aula e da relação entre criança e educador, com importante relevância para
a inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os
seus contextos.
Descrição:
DIAS, E. F. Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.