UEPB - Repositório Digital

Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Eliene Ferreira
dc.date.accessioned 2014-09-02T13:04:44Z
dc.date.available 2014-09-02T13:04:44Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4960
dc.description DIAS, E. F. Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema central a importância da afetividade para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil, investiga fatores que comprovem tal importância. Para elucidar tais elementos buscou-se o enfoque em análises feitas a partir de experiências vividas no Estágio Supervisionado que será apresentada inicialmente como contribuição na formação reflexiva do Pedagogo, com embasamento teórico de Libâneo (2010), Barbosa (2009) e Pimenta (2011). Em um segundo momento se dará a parte central do texto, a afetividade como foco para o desenvolvimento do indivíduo e a importante contribuição do educador para isso, com aporte do referencial teórico de Jean Piaget (1971), Henri Wallon (1968) e também com a importante contribuição de outros estudiosos do tema. Na finalização do artigo teceremos questões de reflexões acerca do educador da Educação Infantil, com uma sucinta base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), em Kulisz (2004) e Dias (2012). Para a realização dessa análise utilizamos uma metodologia focada em um estudo de caso, a partir de uma experiência no estágio supervisionado, de cunho qualitativo, integrada pela exploração de relações e conceitos em relação ao que observado no espaço pedagógico que ocorreu o processo de estágio. Os resultados desta pesquisa revelam a necessidade que a afetividade tem de ser um constituinte das práticas em sala de aula e da relação entre criança e educador, com importante relevância para a inserção da criança ao meio escolar e por conseguinte ao social em todos os seus contextos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educador pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title Afetividade na educação infantil: uma experiência no estágio supervisionado pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta