Resumo:
O presente artigo visa discutir a importância da aquisição da linguagem na préescola.
Seu principal objetivo é a discussão da utilização das diferentes linguagens
da criança (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às várias intenções
e situações de comunicação. De forma que ela possa compreender e ser
compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e, assim,
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua
capacidade expressiva. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa
bibliográfica e das observações em sala de aula do próprio pesquisador,
investigando como se dá o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, com
base na teoria de alguns autores. Dentre eles, destacam-se Jean Piaget (1998),
Vygotsky (1998), e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Desta
forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância
da aquisição da linguagem nas crianças da Educação Infantil. Há que se ressaltar
que é nessa fase, durante o processo de construção de conhecimento, que as
crianças se utilizam das mais variadas linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
Ao fim desse breve estudo, chegamos à conclusão que as crianças constroem o
conhecimento a partir das interações sociais com as outras pessoas e com o meio
em que vivem, através da imitação. Vale salientar, que o professor é mediador entre
a criança e a linguagem, organizando e propiciando ambientes e situações de
aprendizagens significativas.
Descrição:
SILVA, S. R. de L. e. Educação infantil e linguagem: a importância da
aquisição da linguagem na pré-escola. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.