UEPB - Repositório Digital

Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Sandra Rosa De Lima e
dc.date.accessioned 2014-09-02T13:06:02Z
dc.date.available 2014-09-02T13:06:02Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4970
dc.description SILVA, S. R. de L. e. Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo visa discutir a importância da aquisição da linguagem na préescola. Seu principal objetivo é a discussão da utilização das diferentes linguagens da criança (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às várias intenções e situações de comunicação. De forma que ela possa compreender e ser compreendida, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e, assim, avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e das observações em sala de aula do próprio pesquisador, investigando como se dá o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, com base na teoria de alguns autores. Dentre eles, destacam-se Jean Piaget (1998), Vygotsky (1998), e o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998). Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância da aquisição da linguagem nas crianças da Educação Infantil. Há que se ressaltar que é nessa fase, durante o processo de construção de conhecimento, que as crianças se utilizam das mais variadas linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Ao fim desse breve estudo, chegamos à conclusão que as crianças constroem o conhecimento a partir das interações sociais com as outras pessoas e com o meio em que vivem, através da imitação. Vale salientar, que o professor é mediador entre a criança e a linguagem, organizando e propiciando ambientes e situações de aprendizagens significativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.title Educação infantil e linguagem: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta