Resumo:
O ensino de química em geral é tradicional, abstrato e descontextualizado, por esse motivo
os profissionais da área de educação tem se desdobrado para alcançar êxito educacional no
tocante à aprendizagem. Deste modo, os professores da educação básica vêm tentando
desenvolver meios de tornar as aulas de química mais satisfatórias aos olhos dos alunos e
as atividades lúdicas se apresentam como uma metodologia de ensino bastante atraente. O
presente trabalho constitui-se da experiência na elaboração, construção e aplicação do jogo
distribuição eletrônica dinâmica, dando ênfase às atividades lúdicas e suas contribuições no
ensino de química. Constitui-se de um trabalho de pesquisa realizado com alunos de uma
turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública na cidade de Aroeiras no
estado da Paraíba. Pretende-se com este trabalho apresentar e discutir a importância da
inserção dos jogos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina
química. Diante de uma avaliação das atividades realizadas foi possível entender a
importância e a contribuição efetiva das atividades lúdicas quanto ao seu uso no ensino de
química, estas atividades lúdicas possibilitam aos estudantes a utilização destas
ferramentas para o desenvolvimento de habilidades como forma de articular os
conhecimentos de modo dinâmico e interativo. De acordo com os resultados obtidos o
objetivo esperado foi alcançado com percentuais significativos, levando em consideração
que a cada momento que se aplica um jogo que proporcione a aprendizagem de forma
divertida surgem novas formas de modificar ou adaptar e melhorar cada vez mais o jogo.
Descrição:
DIAS, E. de F. Distribuição eletrônica dinâmica, um recurso didático contribuindo para aprendizagem de Química no Ensino Médio. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.