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Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente

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dc.contributor.author Silva, Suênia da
dc.date.accessioned 2014-09-02T17:50:01Z
dc.date.available 2014-09-02T17:50:01Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 333. 72
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4978
dc.description SILVA, S. da. Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Revolução Industrial ocasionou inúmeras modificações no aspecto da evolução humana seja ela no setor social, ambiental ou econômico. O grande marco nesta época foi à substituição do trabalho braçal pelo mecanizado o que ocasionou nas ultimas décadas transformações no meio ambiente numa velocidade espantosa. Os recursos ambientais são cada vez mais extraídos sem o devido cuidado, ocasionados pelo intenso consumismo. A chave para solucionar os grandes problemas ambientais está exatamente no homem e em suas inter-relações. Neste sentido, a Educação Ambiental é um assunto que vem sendo bastante debatido no cenário mundial e a escola quanto Instituição geradora de conhecimentos deve trabalhar as questões ambientais de forma contínua e permanente, preparando os alunos como cidadãos ativos na sociedade. O objetivo primordial dessa pesquisa é diagnosticar como os alunos estudam, aprendem e põem em prática as questões ambientais. Teve o intuito de esclarecer e conscientizar alunos das séries iniciais 5º e 6º ano da Escola Municipal Professor Miron, localizada no Município de Campina Grande – PB sobre as questões ambientais, dando ênfase maior aos Resíduos Sólidos que é um dos problemas mais agravantes, principalmente no que diz respeito à sua destinação. Observou-se durante a pesquisa a visão antropocêntrica de meio ambiente por parte dos alunos que é decorrente da ideia de que o ser humano é o centro do universo, portanto, não faz parte do meio ambiente, podendo extrair os recursos naturais de forma ilimitada sem que isto venha lhe causar problemas. Os resultados foram analisados através de questionários onde foi realizado um comparativo entre as respostas das duas turmas pesquisadas, o que resultou numa incoerência conceitual em relação à concepção das questões ambientais, o que se pode concluir que a temática meio ambiente não vem sendo trabalhada de forma adequada. O processo de conscientização ambiental ocorre vagarosamente, mas para sanar essa questão a saída é a Educação, sobretudo a Ambiental, sendo este o principal instrumento para combater os problemas socioambientais e garantir a tão sonhada sustentabilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Ramos Luiz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Conscientização ambiental pt_BR
dc.title Educação ambiental na Escola Municipal Professor Miron, Campina Grande – PB: uma relação escola, sociedade e meio ambiente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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