Resumo:
Neste trabalho discute-se sobre as principais contribuições do uso de materiais manipuláveis e
softwares como instrumentos metodológicos no ensino de geometria no ensino médio.
Pretende-se ainda investigar alguns fatores que podem intervi no ensino da geometria do
ensino médio e apresentar algumas práticas pedagógicas que possam trazer melhores
resultados ao aprendizado dos alunos. Aborda-se aspectos históricos do conhecimento
geométrico, um pouco do ensino da Geometria nos dias atuais, experiências trabalhadas no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UEPB) e experimentos na
sala de aula. Relata-se várias atividades desenvolvidas no PIBID com alunos do Ensino
Médio, como oficinas e minicursos, e em que nestas atividades mostra-se a informática como
uma boa ferramenta para introduzir vários conceitos geométricos e ajudar o aluno a analisar,
relacionar e compreender diversas situações problemas que certamente encontraram no
decorrer de suas vidas. Ao final do estudo, observa-se que as praticas pedagógicas podem
produzir melhores resultados para o aprendizado dos alunos, proporcionando o trabalho em
equipe, a motivação e incentivo pelo ensino, e ajudando-os a se tornarem seres críticos-sociais
e autônomos.
Descrição:
PEREIRA, J. F. O ensino da geometria na sala de aula do Ensino Médio e uma experiência com o PIBID – UEPB. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.