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Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo
investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a
partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas.
Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da
disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano,
empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de
traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção da
professora, foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João,
com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da
manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos
conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam
conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito
crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de
informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando
estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino aprendizagem dos estudantes. Essa estratégia didática de ensino desperta e estimula a
capacidade investigativa de discutir o tratamento de informação, de forma que o estudante
compreenda não só os conceitos, mas as diferentes formas de pensar e falar sobre o mundo
por meio da Ciência. Sendo assim, concluirmos que a inserção da estratégia LabVirt off-line:
A Tarefa de João no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem
sobre o conceito de misturas. Pois, esta ferramenta permitiu aos estudantes a concepção da
temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos. |
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