UEPB - Repositório Digital

Estratégia didática no ensino de Química a partir da tecnologia da informação e comunicação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Beatriz da Silva
dc.date.accessioned 2014-09-02T17:59:40Z
dc.date.available 2014-09-02T17:59:40Z
dc.date.issued 2014-09-02
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4987
dc.description LIMA, B. da S. Estratégia didática no ensino de Química a partir da tecnologia da informação e comunicação. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é resultado de uma investigação de cunho qualitativo, tendo como objetivo investigar a inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química a partir de uma estratégia didática do tipo LabVirt Off-line sobre soluções e misturas. Inicialmente, a presente pesquisa buscou fazer um levantamento com os professores da disciplina de Química da rede estadual das escolas de todas as cidades do Brejo Paraibano, empregando como instrumento de análise o questionário semiestruturado, com o objetivo de traçar o perfil do professor (a) para participar da pesquisa. Logo em seguida, após a seleção da professora, foi aplicada a estratégia didático-pedagógica LabVirt Off-line: A Tarefa de João, com as turmas de 2º ano da escola estadual da cidade de Alagoa Nova – PB no turno da manhã. A utilização do LabVirt como recurso didático, facilita o aprendizado de novos conceitos e desenvolve a capacidade cognitiva dos estudantes, permitindo que eles construam conhecimentos e adquiram competências, com isso desenvolvam simultaneamente o espírito crítico. Os resultados apontam que a utilização de atividades com o uso das tecnologias de informação e comunicação está pautada na transmissão de conteúdos aos estudantes, estando estas inseridas no contexto escolar, mas ainda não de fato incluídas no processo ensino aprendizagem dos estudantes. Essa estratégia didática de ensino desperta e estimula a capacidade investigativa de discutir o tratamento de informação, de forma que o estudante compreenda não só os conceitos, mas as diferentes formas de pensar e falar sobre o mundo por meio da Ciência. Sendo assim, concluirmos que a inserção da estratégia LabVirt off-line: A Tarefa de João no ensino de Química, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem sobre o conceito de misturas. Pois, esta ferramenta permitiu aos estudantes a concepção da temática de diferentes formas, permitindo assim uma olhar interativo dos mesmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Pessoa Pires Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Estratégia didática pt_BR
dc.subject LabVirt off-line pt_BR
dc.title Estratégia didática no ensino de Química a partir da tecnologia da informação e comunicação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta