Resumo:
INTRODUÇÃO: O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) consiste no componente
curricular obrigatório para acadêmicos que estão cursando o último ano dos cursos de
Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Odontologia. Foi implantado no ano de
1994, através da resolução UEPB/CONSEPE/07/94, envolvendo a Pró-Reitoria de Ensino e
Graduação (PROEG). As atividades foram desenvolvidas no município de Pocinhos no
período de 03 de fevereiro a 20 de fevereiro. OBJETIVO: tem como meta as experiências
vivenciadas no EMI durante esse período, buscando-se uma reflexão sobre a promoção e
prevenção da saúde, embasar a importância das ações desencadeadas para a população do
Município. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência, com ações executadas
durante o período do estágio multidisciplinar (EMI) no referido município com temas
abordados como; promoção e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis hipertensão
arterial e diabetes mellitus, qualidade de vida e planejamento familiar. ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS: A vivência proporcionou uma considerável relação entre a população
assistida e os profissionais, constatando-se que o EMI produz resultados satisfatórios,
educando e promovendo saúde a população local. CONCLUSÃO: O estágio desempenha
papel de grande valia social para os acadêmicos, buscando-se interatividade e experiências às
cidades interiorizadas. O relato mostra a influência positiva no trabalho acadêmico junto com
a população do município, principalmente quando se fala em dinamicidade nos atendimentos
e melhorias na qualidade do serviço prestado, sendo fonte de positivos resultados tanto para o
município assistido quanto para o meio acadêmico com acumulo de novas experiências.
Descrição:
DINIZ, R. N. Hiperdia: um relato de experiência vivenciado no estágio multidisciplinar (EMI). 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.